terça-feira, 1 de março de 2011

Errata (subescola de metamorfose e magias)

A Subescola de Metamorfose

Uma magia da subescola de metamorfose muda a forma do alvo para outra. A menos que de outra maneira esteja mencionado na descrição da magia, o alvo de uma magia de metamorfose substitui todas as estatísticas e habilidades especiais de um membro padrão da nova forma em lugar de suas próprias, exceto as seguir:
• O alvo mantém seu próprio alinhamento (e personalidade, dentro dos limites dos valores de habilidade da nova forma).
• O Alvo mantém seus próprios Pontos de Vida.
• O alvo é tratado como se possuísse seus Dados de Vida normais para julgar efeitos baseados em DV, como a magia Sono, ainda que utilize o bônus base de ataque, os Bônus base de resistência, e outras estatísticas completas derivadas de Dados de Vida.
• O alvo mantém sua capacidade de compreender linguagens que entendia em sua forma normal. Se a nova forma é normalmente capaz de falar, o alvo mantém a habilidade de falar estas linguagens da mesma forma. Ele pode escrever nas linguagens que compreendia, mas apenas se a nova forma for capaz de escrever de alguma maneira (mesmo de uma forma primitiva, como desenhar na areia com uma pata).

De todo outro modo, as estatísticas de jogo do alvo são efetivamente trocadas por aquelas da nova forma. O alvo perde todas as habilidades especiais que possuía em sua forma normal, incluindo suas características de classe (mesmo se a nova forma puder normalmente utiliza-las).
Se o tamanho da nova forma é diferente daquele normal do alvo, seu novo espaço ocupado deve compartilhar a maior parte do espaço possível da forma original, espremendo-se no espaço disponível se necessário (Esgueirando-se, Livro do Jogador pág 148). Se não houver espaço suficiente para a nova forma, a magia falha.

Qualquer equipamento usado ou carregado pelo alvo funde-se na nova forma e torna-se não funcional. Quando o alvo reverte a sua forma verdadeira, quaisquer objetos previamente fundidos em sua nova forma reaparecem no mesmo local que antes ocupavam em seu corpo e tornam-se funcionais novamente. Quaisquer novos itens usados na forma assumida caem no chão diante dos pés do alvo.
O Conjurador pode livremente designar as características físicas menores (como a cor da pele e do cabelo) dentro dos limites normais para uma criatura daquele tipo. As características físicas significantes da nova forma (como peso, altura e sexo) estão também dentro do controle do conjurador, mas devem estar dentro das normas para o tipo da nova forma. O alvo de uma magia metamorfose está efetivamente camuflado como uma criatura da sua nova forma, e recebe +10 de bônus em testes de Disfarce se usar esta habilidade para criar um disfarce.
Se o alvo de uma magia metamorfose é morto ou deixado inconsciente, a magia termina. Qualquer parte do corpo que for separada do todo continua metamorfoseada até que o efeito termine.
Criaturas incorpóreas ou gasosas são imunes a magias de metamorfose, assim como criaturas do tipo planta. Uma criatura com o subtipo metamorfo (como um licantropo ou doppelganger) pode reverter a sua forma natural como uma ação padrão.




Magias Anteriores.
Para o propósito de julgar efeitos que se aplicam a magias de metamorfose, qualquer magia cujo efeito é baseado em Alterar-se ou Metamorfose deve ser considerada como se possuísse a subescola de metamorfose. Entretanto, note que os textos existentes sobre regras acerca de magias tem a prioridade sobre aqueles da subescola. Alterar-se1, por instância, não muda os valores de habilidade (ao contrário do normal para magias da subescola de metamorfose).

1- Magia de 2º nível, pág 199 do Livro do Jogador.


Livro do Jogador II, pág 95.

FORMA SELVAGEM: ERRATA
• Esta habilidade é semelhante à habilidade especial Alterar Forma,
com as alterações a seguir:
• A duração do efeito equivale à 1 hora/nível do druida.
• Assumir a forma animal ou retornar à forma normal exige uma
ação padrão e não provoca ataques de oportunidade.
• A forma animal escolhida deve ser familiar ao druida.
• Cada vez que o personagem usar a forma selvagem, ele recupera
os pontos de vida perdidos como se ele tivesse descansado por
uma noite.
• Ela adquire os valores de FOR, DES e CON da nova forma, mas
conserva as INT, SAB e CAR da sua forma original. Aplique quaisquer
modificadores das habilidades físicas em todas as áreas apropriadas
com uma exceção: a criatura permanece com os PV da
forma original não importando qualquer mudança em sua CON.
• Qualquer equipamento utilizado ou carregado pelo druida se funde
a sua nova forma e perde sua funcionalidade. Quando o druida
retorna à sua forma verdadeira, quaisquer objetos que se fundiram
previamente reaparecem no mesmo lugar que ocupavam
previamente no corpo do personagem e voltam a funcionar.
Quaisquer novos itens usados pela forma assumida caem aos pés
do druida.
• O druida perde a habilidade de falar quando se transforma, pois
está limitado aos sons que um animal normal, sem treinamento,
conseguiria emitir; ele é capaz de se comunicar normalmente com
outros animais da mesma espécie. A criatura conserva a habilidade
de conjurar magias da forma original, mas a nova forma precisa
ser capaz de falar claramente para conjurar magias com componentes
verbais e possuir mãos humanóides para conjurar magias
com componentes gestuais.
• O druida não pode usar Forma Selvagem para assumir a forma de
uma criatura com um modelo.
• Ela conserva o tipo e subtipos originais, mas assume o tamanho da
nova forma. Se a nova forma possui o subtipo aquático, a criatura
também ganha este subtipo.
• A magia ou habilidade visão da verdade revela a form

• A magia ou habilidade visão da verdade revela a forma natural da
criatura.
• Uma criatura que use Forma Selvagem reverte a sua forma natural
quando morre, mas partes separadas do corpo permanecem com
sua forma.
• A criatura perde as Armas Naturais, Armadura Natural, Tipo de
Deslocamento e Ataques Extraordinários da sua forma original que
não sejam derivados dos níveis de classe. Ela adquire as Armas
Naturais, Armadura Natural, Tipos de Deslocamento e Ataques
Especiais Extraordinários da nova forma.
• Ela não adquire nenhuma qualidade especial da nova forma, conservando
as da forma original.
• Não tem acesso às Habilidades Similares à Magia e aos Ataques
Sobrenaturais da nova forma, conservando as da forma original,
exceto pelos ataques visuais e sopro.
• Exceto onde for descrito, a criatura permanece com todas as outras
estatísticas de jogo da sua forma original, incluindo (mas não
estando limitado apenas) DV, PV, graduações em perícia, talentos,
BBA e Bônus Base de Resistência.
• Considera-se que o individuo está disfarçado como uma criatura
do tipo pertinente; ela recebe +10 de bônus nos testes de Disfarces
para utilizar esta habilidade como um disfarce.

Mil faces do druida.

Ela afeta o druida mas não seus itens e petences, ela é uma alteração física menor da aparência corporal do druida.

Substitua a refrência da habilidade como a magia de 2º nível "Alterar-se" (Alter self) pela magia "Disfarçar-se" (Disguise self)

Invocar Montaria do Paladino.

Esta habilidade é equivalente a uma habilidade similar a magia de 1/3 do nível do paladino, a fim de determinar os efeitos e efeitos de outras magias.

Inclua na lista de proficiências de armas do Ladino Porrte/clava

Metamorfosear objetos.

Esta magia pode duplicar os efeitos das magias, Metal em Madeira, Metamorfose Tórrida, metamorfose, etc.

Força dos Justos.

O alvo aumenta de tamanho, dobrando sua altura e multiplicando seu peso por 8.

Sua categoria de tamanho aumenta para a próxima (médio para grande, grande para enorme, etc), recebendo Bônus de tamanho de +4 em Força e +2 em Constituição, e +2 de bônus de aprimoramento (enhancement?) para sua armadura natural. você recebe Redução de Dano 3/mal (se canalizar energia positiva) ou 3/bem (se canalizar energia negativa). Esta redução se aprimora para 6/mal ou 6/bem no 12º nível e para 9/mal ou 9/bem no 15º nível.

Forma selvagem.

Esta habilidade equivale a habilidade Alterar Forma descrita no livro dos monstros.

Inclua:

"Quando vc usar forma selvagem, você recupera pontos de Vida perdidos como se tivesse descansado uma noite".

Forma Selvagem obedece a todos os critérios da Subeswcola de Metamorfose mencionados no primeiro post.

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